Avançar para o conteúdo principal

Natal no mundo...


As tradições de Natal são as mais diversas por todo o mundo, de um modo geral todas elas tem por unanimidade ser a festa da família.

As tradições na França:

Na véspera de Natal, as crianças vão colocar os seus sapatos ou como se chamava antigamente "sabots" em frente à lareira para que o "Père Noël" ai deixe os presentes. O Pai Natal vem acompanhado do "Père Fouettard" (Pai Espancador) que bateria nas crianças que se portaram mal (uma tradição um pouco estranha, será que nos dias de hoje ainda se passa assim?).
A seguir à missa da meia-noite segue-se uma a ceia que é chamada de "Réveillon", esta refeição também se pode tomar em muitos cafés e restaurantes. O seu significado é o acordar, o nascimento de Cristo.
Por entre várias iguarias, comem-se ostras, salsichas, fiambre, galo assado recheado, saladas, bebe-se vinho, come-se ainda frutas e doces, especialmente o Tronco de Natal ("Bûche de Noël").
Fazem-se bolos que se decoram com açúcar de forma a parecer o Menino Jesus. No sul de França, faz-se um típico pão de Natal (Pain Calendeau), a tradição diz que este pão corta-se em quartos e só se come depois de uma das partes ter sido dada a uma pessoa pobre.
Na Alsácia come-se ganso, na Bretanha faz-se os bolos de trigo com natas azedas. Na Borgonha o galo é substituído pelo peru com castanhas.
No fim desta Ceia é tradição deixar uma vela acesa no caso de Nossa Senhora passe por aquele sítio.
No norte de França as prendas são entregues ás crianças no dia 6 de Dezembro, Dia de S. Nicolau.
Como em muitos locais da Europa e do mundo, os franceses também fazem presépio.

Deixo aqui a receita do Tronco dos Reis Magos
Esta receita foi retirada da página http://www.eurocid.pt/

Ingredientes
Massa:
- 170g de açúcar
- 170g de manteiga
- 2 gemas de ovo
- 90g de cacau em pó
- 50g de amêndoas
- 1kg de castanhas cozidas

Xarope:
- 1dl de água
- 50g de açúcar
- 50g de manteiga
- 2colheres de sopa de rum


Modo de preparação
Mistura-se o açúcar com a manteiga, duas gemas de ovo e o cacau para fazer um creme.
Ferve-se à parte 1dl de água com 50g de açúcar.
Retira-se este xarope do lume e juntam-se 50g de manteiga, 2 colheres de sopa de rum e as castanhas cozidas feitas em puré.
Amassa-se com as mãos até formar uma bola.
Molha-se um pano em põe-se a bola de massa em cima.
Cobre-se com outro pano molhado e passa-se com o rolo de massa para estender.
Retira-se então o pano de cima e barra-se o rectângulo de massa com 2/3 de creme de cacau.
Salpica-se com amêndoas picadas.
Utilizando o pano de baixo, enrola-se a mistura em forma de torta.
Cortam-se as extremidades em oblíquo para ficar a parecer um tronco, barra-se com o resto de creme de cacau e salpica-se com mais amêndoas picadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

São Nicolau - A História

  Bom dia a todos! Sabem que hoje é dia de São Nicolau? Com certeza que já ouviram falar deste nome. isto porque a figura do Pai Natal que tão bem conhecemos, é originária desta figura. E quem era São Nicolau? São Nicolau, é um santo padroeiro da Rússia, da Grécia, da Noruega e de Beit Jala, na Palestina. Hoje comemora-se este dia não porque é o dia do seu  nascimento, mas sim porque foi o dia em que morreu na cidade Myra, hoje de nome de Demre na Turquia, onde foi bispo. São Nicolau era venerado pelos cristãos ortodoxos, apesar de muito conhecido e atento principalmente aos mais pobres e ás crianças pela sua caridade, não deixou de estar preso pelas suas convicções. Muitas são as histórias e milagres que se contam atribuídas a este Santo, tanto que após a sua morte foi canonizado e continua como figura de relevância não só entre os ortodoxos como também entre os católicos. Em Portugal, assim como em outros países a figura de São Nicolau aparece associado ás tradições natalíci...

Vai nevar, vai nevar...

Não vai nevar... apesar de já começar a estar mais frio! Este é o titulo da versão em português da canção "Let it snow". Deixo-vos a letra da canção e tambem o único video que consegui encontar com esta música, espero que gostem... Vai nevar, Vai nevar Ai o tempo tão frio lá fora Mas em casa , calor agora, E nós pela janela a olhar Vai nevar, vai nevar, vai nevar. Belo bolo bom na mesa E uma vela bonita acesa É o Natal a chegar vai nevar, vai nevar, vai nevar. Quando logo ao dizer boa noite Com vontade de adormecer Volta a neve a cair lá fora E o dia quase a nascer... Acordamos e continua Muito frio a viver na rua. E o dia nasce a cantar Vai nevar , vai nevar, vai nevar

O Natal de 2023...

  Olá a todos! Pode não parecer mas o Natal está quase aí...  Em muitas lojas dá para entender isso mesmo. Os mais afoitos vão dizer que é exagero, os que adoram esta época adoram ver as novidades.  Se é um brutal consumismo? Também. Cá por casa temos muitos artigos comprados, mas muitos feitos por nós, óbvio que não tem aquela perfeição, mas tem um significado especial. Foi o que aconteceu o ano passado, quando resolvemos reutilizar bolas de Natal antigas e dar-lhe uma nova vida. O mote foram temas de vários filmes de animação, tanto da Disney como da Pixar. A maioria dessas bolas foram pintadas à mão pela minha filha. E ficaram tão catitas!! Também fizemos o presépio, a coroa da porta como habitual. Foi uma época de muito trabalho, com alguns colegas da escola da Carol fizemos uns minis centros de mesa com rodelas de madeira, velas e alguns motivos decorativos. Foi um trabalho muito gratificante. Para este ano, ainda estou com muitas dúvidas, mas no outro dia sonhei que...