06 janeiro 2009

Hoje é dia de Reis...

Hoje encerra-se os festejos da época natalícia, é dia de reis.
Este dia festeja-se pois segundo consta foi neste dia que os Reis Magos chegaram para ver o menino Jesus e oferecerem-lhe presentes.
Agora há alguns mistérios que nunca foram bem desvendados, um deles é quantos Reis Magos é que realmente existiram, segundo suposições algumas pinturas dos sécs. D.C. mostram 2, 4 e até 12 Reis Magos adorando o menino.
No entanto a tradição instalou-se quando nos Evangelhos os Reis Magos eram descritos com nomes e características pessoais.
Assim Belchior (ou Melchior) descenderia de Jafé e representaria a raça branca (Europa), Baltasar descenderia de Cam e representaria a raça negra (Africa) e Gaspar descenderia de Sem e representaria a raça amarela (Asia). Desta maneira estariam representadas todas as raças conhecidas naquela altura, os semitas, os camitas e os jafezitas, ou seja todos os homens da Terra estavam a adorar o menino Jesus, o Rei dos reis.
Quanto aos presentes trazidos para o menino, Belchior trazia Ouro representando a sua nobreza,
Baltasar trazia Mirra, representando o sofrimento que Cristo teria de enfrentar como salvador da Humanidade e também simbolizava Jesus como homem.Gaspar trazia Incenso que representava a divindade de Jesus.
Este dia é festejado não só em Portugal (a cada ano é mais discreto estes festejos), como também em Espanha, aqui os presentes só são trocados neste dia.
Deixo aqui uma curiosidade que podem ver fazer ainda no dia de hoje, para terem sorte no resto do ano:
SIMPATIAS DAS ROMÃS (retirado do site http://www.velhosamigos.com.br )
1) No dia de Reis, coloque três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.
2) No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, pegar uma romã e retirar 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro.
Depois pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho, papel, o que der. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro.
As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás fazendo o pedido que desejar. É infalível. Você pode não ficar rico, mas na sua carteira vai ter sempre algum dinheiro.
Este post vai ser o último desta época de Natal, lá para Outubro ou Novembro, volto com novidades...
Um muito obrigado a todos os que me visitaram nestes últimos meses, podem sempre continuar a visitar-me nos meus outros blogs.
Beijos a todos
Sandra C.



Sem comentários: