Avançar para o conteúdo principal

Natal no mundo...


As tradições de Natal são as mais diversas por todo o mundo, de um modo geral todas elas tem por unanimidade ser a festa da família.

As tradições na França:

Na véspera de Natal, as crianças vão colocar os seus sapatos ou como se chamava antigamente "sabots" em frente à lareira para que o "Père Noël" ai deixe os presentes. O Pai Natal vem acompanhado do "Père Fouettard" (Pai Espancador) que bateria nas crianças que se portaram mal (uma tradição um pouco estranha, será que nos dias de hoje ainda se passa assim?).
A seguir à missa da meia-noite segue-se uma a ceia que é chamada de "Réveillon", esta refeição também se pode tomar em muitos cafés e restaurantes. O seu significado é o acordar, o nascimento de Cristo.
Por entre várias iguarias, comem-se ostras, salsichas, fiambre, galo assado recheado, saladas, bebe-se vinho, come-se ainda frutas e doces, especialmente o Tronco de Natal ("Bûche de Noël").
Fazem-se bolos que se decoram com açúcar de forma a parecer o Menino Jesus. No sul de França, faz-se um típico pão de Natal (Pain Calendeau), a tradição diz que este pão corta-se em quartos e só se come depois de uma das partes ter sido dada a uma pessoa pobre.
Na Alsácia come-se ganso, na Bretanha faz-se os bolos de trigo com natas azedas. Na Borgonha o galo é substituído pelo peru com castanhas.
No fim desta Ceia é tradição deixar uma vela acesa no caso de Nossa Senhora passe por aquele sítio.
No norte de França as prendas são entregues ás crianças no dia 6 de Dezembro, Dia de S. Nicolau.
Como em muitos locais da Europa e do mundo, os franceses também fazem presépio.

Deixo aqui a receita do Tronco dos Reis Magos
Esta receita foi retirada da página http://www.eurocid.pt/

Ingredientes
Massa:
- 170g de açúcar
- 170g de manteiga
- 2 gemas de ovo
- 90g de cacau em pó
- 50g de amêndoas
- 1kg de castanhas cozidas

Xarope:
- 1dl de água
- 50g de açúcar
- 50g de manteiga
- 2colheres de sopa de rum


Modo de preparação
Mistura-se o açúcar com a manteiga, duas gemas de ovo e o cacau para fazer um creme.
Ferve-se à parte 1dl de água com 50g de açúcar.
Retira-se este xarope do lume e juntam-se 50g de manteiga, 2 colheres de sopa de rum e as castanhas cozidas feitas em puré.
Amassa-se com as mãos até formar uma bola.
Molha-se um pano em põe-se a bola de massa em cima.
Cobre-se com outro pano molhado e passa-se com o rolo de massa para estender.
Retira-se então o pano de cima e barra-se o rectângulo de massa com 2/3 de creme de cacau.
Salpica-se com amêndoas picadas.
Utilizando o pano de baixo, enrola-se a mistura em forma de torta.
Cortam-se as extremidades em oblíquo para ficar a parecer um tronco, barra-se com o resto de creme de cacau e salpica-se com mais amêndoas picadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Natal da minha caturra...

Não sei se já vos disse que tenho duas caturras e todos os Natais costumo tirar fotos ao pé da árvore, não com as duas, apenas com a amarela, que é mais meguinha... Este ano não estava fácil, pois ela estava com dificuldades em se segurar na árvore, mas aqui ficam as provas deste ano...

Receitas das Filhoses de abóbora e estendidas (Agora com fotos tiradas no dia 24 de Dezembro)

Há uns tempos já tinha colocado aqui a receita destes doces, mas hoje resolvi deixar mesmo a receita que já tinha deixado no Bluestrass, na rubrica Por entre tachos e panelas. Espero que gostem... As de abóbora sempre que as faço, recordo-me da história que a minha mãe conta de duas irmãs que viviam ao lado da casa em que cresceu e que sempre que faziam as filhoses de abóbora partiam um alguidar de barro, tal era a força que faziam a batê-las!!!! Recordo também o prazer que o meu avô tinha em comê-las quentinhas e acabadas de fazer. As estendidas são sem dúvida as minhas preferidas, na minha casa não se faz Natal nem Ano Novo sem elas, ou então faço uma birra daquelas que já não tenho idade para fazer (ai os triglicéridos...) Filhoses de Abóbora Ingredientes: - 2 Kg de Abóbora menina - 1 Ovo inteiro + 5 gemas - Farinha sem fermento q.b. - Fermento de padeiro (do tamanho de 1 noz grande) - Sumo e raspa de 2 laranjas - Vinho do Porto q.b. - Aguardente branca q.b. - 1 Pitada de sal - 1 Co

Vai nevar, vai nevar...

Não vai nevar... apesar de já começar a estar mais frio! Este é o titulo da versão em português da canção "Let it snow". Deixo-vos a letra da canção e tambem o único video que consegui encontar com esta música, espero que gostem... Vai nevar, Vai nevar Ai o tempo tão frio lá fora Mas em casa , calor agora, E nós pela janela a olhar Vai nevar, vai nevar, vai nevar. Belo bolo bom na mesa E uma vela bonita acesa É o Natal a chegar vai nevar, vai nevar, vai nevar. Quando logo ao dizer boa noite Com vontade de adormecer Volta a neve a cair lá fora E o dia quase a nascer... Acordamos e continua Muito frio a viver na rua. E o dia nasce a cantar Vai nevar , vai nevar, vai nevar