Avançar para o conteúdo principal

A tradição dos presépios no mundo... e em Portugal!

Nos dias de hoje, já quase não existe a tradição de fazer o presépio, agora é mesmo a árvore de Natal. Eu tenho recordações de fazer o presépio na casa dos meus pais, mas entretanto com o passar dos anos, a tradição foi-se perdendo, mas este ano, vou voltar a faze-lo.
Do que pesquisei, o primeiro presépio vivo foi feito a 24 de Dezembro do ano de 1233, em Greccio, uma pequena cidade da Italia Central, pelo Santo Francisco de Assis, com a realização de uma missa diferente dentro de uma gruta, onde estava representado o nascimento de Jesus.
Este hábito foi difundido e partir do ano de 1700, os presépios ganharam muita importância.
Nos dias de hoje, o presépio Napolitano é um dos mais completos e também famosos do mundo, tem 161 figuras e 145 acessórios, este presépio mostra o quotidiano de uma vila italiana com todas as actividades profissionais, para além da típica cena da Natividade.
No nosso país, o presépio é uma tradição muito antiga no costumes populares. Existe locais, como a Madeira em que o presépio é mais importante do que a árvore de Natal.
O presépio é montado no ínicio do Advento (este ano o dia 30 de Novembro, é um domingo), mas sem a figura do Menino Jesus, que só é colocado na noite de Natal após a Missa do Galo.
A tradição também fala que os presentes também são colocados perto da imagem do Menino Jesus, para depois serem distribuidos pela família.
Desmonta-se o presépio no dia de Reis.
O presépio portugês, tem algumas imagens que não "pertencem" à história da Natividade, o moinho, a lavadeira, a mulher com o cântaro na cabeça, o bailarinos do rancho, o moleiro, entre muitas outras imagens. Estas imagens dizem respeito ao Norte de Portugal e são produzidas artesanalmente. Este presépio é o mais usual de se ver à venda em feiras.
Muito mais há para dizer sobre presépios, para já vou-me ficar por aqui, deixo dois sites onde podemos ver alguns presépios e também três imagens do presépio que estava o ano passado na casa da minha cunhada.
http://presepios.cm-lisboa.pt/index.php?id=1924
http://presepioslapinhasacores.blog.com/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

São Nicolau - A História

  Bom dia a todos! Sabem que hoje é dia de São Nicolau? Com certeza que já ouviram falar deste nome. isto porque a figura do Pai Natal que tão bem conhecemos, é originária desta figura. E quem era São Nicolau? São Nicolau, é um santo padroeiro da Rússia, da Grécia, da Noruega e de Beit Jala, na Palestina. Hoje comemora-se este dia não porque é o dia do seu  nascimento, mas sim porque foi o dia em que morreu na cidade Myra, hoje de nome de Demre na Turquia, onde foi bispo. São Nicolau era venerado pelos cristãos ortodoxos, apesar de muito conhecido e atento principalmente aos mais pobres e ás crianças pela sua caridade, não deixou de estar preso pelas suas convicções. Muitas são as histórias e milagres que se contam atribuídas a este Santo, tanto que após a sua morte foi canonizado e continua como figura de relevância não só entre os ortodoxos como também entre os católicos. Em Portugal, assim como em outros países a figura de São Nicolau aparece associado ás tradições natalíci...

Vai nevar, vai nevar...

Não vai nevar... apesar de já começar a estar mais frio! Este é o titulo da versão em português da canção "Let it snow". Deixo-vos a letra da canção e tambem o único video que consegui encontar com esta música, espero que gostem... Vai nevar, Vai nevar Ai o tempo tão frio lá fora Mas em casa , calor agora, E nós pela janela a olhar Vai nevar, vai nevar, vai nevar. Belo bolo bom na mesa E uma vela bonita acesa É o Natal a chegar vai nevar, vai nevar, vai nevar. Quando logo ao dizer boa noite Com vontade de adormecer Volta a neve a cair lá fora E o dia quase a nascer... Acordamos e continua Muito frio a viver na rua. E o dia nasce a cantar Vai nevar , vai nevar, vai nevar

O Natal de 2023...

  Olá a todos! Pode não parecer mas o Natal está quase aí...  Em muitas lojas dá para entender isso mesmo. Os mais afoitos vão dizer que é exagero, os que adoram esta época adoram ver as novidades.  Se é um brutal consumismo? Também. Cá por casa temos muitos artigos comprados, mas muitos feitos por nós, óbvio que não tem aquela perfeição, mas tem um significado especial. Foi o que aconteceu o ano passado, quando resolvemos reutilizar bolas de Natal antigas e dar-lhe uma nova vida. O mote foram temas de vários filmes de animação, tanto da Disney como da Pixar. A maioria dessas bolas foram pintadas à mão pela minha filha. E ficaram tão catitas!! Também fizemos o presépio, a coroa da porta como habitual. Foi uma época de muito trabalho, com alguns colegas da escola da Carol fizemos uns minis centros de mesa com rodelas de madeira, velas e alguns motivos decorativos. Foi um trabalho muito gratificante. Para este ano, ainda estou com muitas dúvidas, mas no outro dia sonhei que...