19 outubro 2008

A tradição dos presépios no mundo... e em Portugal!

Nos dias de hoje, já quase não existe a tradição de fazer o presépio, agora é mesmo a árvore de Natal. Eu tenho recordações de fazer o presépio na casa dos meus pais, mas entretanto com o passar dos anos, a tradição foi-se perdendo, mas este ano, vou voltar a faze-lo.
Do que pesquisei, o primeiro presépio vivo foi feito a 24 de Dezembro do ano de 1233, em Greccio, uma pequena cidade da Italia Central, pelo Santo Francisco de Assis, com a realização de uma missa diferente dentro de uma gruta, onde estava representado o nascimento de Jesus.
Este hábito foi difundido e partir do ano de 1700, os presépios ganharam muita importância.
Nos dias de hoje, o presépio Napolitano é um dos mais completos e também famosos do mundo, tem 161 figuras e 145 acessórios, este presépio mostra o quotidiano de uma vila italiana com todas as actividades profissionais, para além da típica cena da Natividade.
No nosso país, o presépio é uma tradição muito antiga no costumes populares. Existe locais, como a Madeira em que o presépio é mais importante do que a árvore de Natal.
O presépio é montado no ínicio do Advento (este ano o dia 30 de Novembro, é um domingo), mas sem a figura do Menino Jesus, que só é colocado na noite de Natal após a Missa do Galo.
A tradição também fala que os presentes também são colocados perto da imagem do Menino Jesus, para depois serem distribuidos pela família.
Desmonta-se o presépio no dia de Reis.
O presépio portugês, tem algumas imagens que não "pertencem" à história da Natividade, o moinho, a lavadeira, a mulher com o cântaro na cabeça, o bailarinos do rancho, o moleiro, entre muitas outras imagens. Estas imagens dizem respeito ao Norte de Portugal e são produzidas artesanalmente. Este presépio é o mais usual de se ver à venda em feiras.
Muito mais há para dizer sobre presépios, para já vou-me ficar por aqui, deixo dois sites onde podemos ver alguns presépios e também três imagens do presépio que estava o ano passado na casa da minha cunhada.
http://presepios.cm-lisboa.pt/index.php?id=1924
http://presepioslapinhasacores.blog.com/


Sem comentários: