Avançar para o conteúdo principal

A tradição dos presépios no mundo... e em Portugal!

Nos dias de hoje, já quase não existe a tradição de fazer o presépio, agora é mesmo a árvore de Natal. Eu tenho recordações de fazer o presépio na casa dos meus pais, mas entretanto com o passar dos anos, a tradição foi-se perdendo, mas este ano, vou voltar a faze-lo.
Do que pesquisei, o primeiro presépio vivo foi feito a 24 de Dezembro do ano de 1233, em Greccio, uma pequena cidade da Italia Central, pelo Santo Francisco de Assis, com a realização de uma missa diferente dentro de uma gruta, onde estava representado o nascimento de Jesus.
Este hábito foi difundido e partir do ano de 1700, os presépios ganharam muita importância.
Nos dias de hoje, o presépio Napolitano é um dos mais completos e também famosos do mundo, tem 161 figuras e 145 acessórios, este presépio mostra o quotidiano de uma vila italiana com todas as actividades profissionais, para além da típica cena da Natividade.
No nosso país, o presépio é uma tradição muito antiga no costumes populares. Existe locais, como a Madeira em que o presépio é mais importante do que a árvore de Natal.
O presépio é montado no ínicio do Advento (este ano o dia 30 de Novembro, é um domingo), mas sem a figura do Menino Jesus, que só é colocado na noite de Natal após a Missa do Galo.
A tradição também fala que os presentes também são colocados perto da imagem do Menino Jesus, para depois serem distribuidos pela família.
Desmonta-se o presépio no dia de Reis.
O presépio portugês, tem algumas imagens que não "pertencem" à história da Natividade, o moinho, a lavadeira, a mulher com o cântaro na cabeça, o bailarinos do rancho, o moleiro, entre muitas outras imagens. Estas imagens dizem respeito ao Norte de Portugal e são produzidas artesanalmente. Este presépio é o mais usual de se ver à venda em feiras.
Muito mais há para dizer sobre presépios, para já vou-me ficar por aqui, deixo dois sites onde podemos ver alguns presépios e também três imagens do presépio que estava o ano passado na casa da minha cunhada.
http://presepios.cm-lisboa.pt/index.php?id=1924
http://presepioslapinhasacores.blog.com/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Natal da minha caturra...

Não sei se já vos disse que tenho duas caturras e todos os Natais costumo tirar fotos ao pé da árvore, não com as duas, apenas com a amarela, que é mais meguinha... Este ano não estava fácil, pois ela estava com dificuldades em se segurar na árvore, mas aqui ficam as provas deste ano...

Receitas das Filhoses de abóbora e estendidas (Agora com fotos tiradas no dia 24 de Dezembro)

Há uns tempos já tinha colocado aqui a receita destes doces, mas hoje resolvi deixar mesmo a receita que já tinha deixado no Bluestrass, na rubrica Por entre tachos e panelas. Espero que gostem... As de abóbora sempre que as faço, recordo-me da história que a minha mãe conta de duas irmãs que viviam ao lado da casa em que cresceu e que sempre que faziam as filhoses de abóbora partiam um alguidar de barro, tal era a força que faziam a batê-las!!!! Recordo também o prazer que o meu avô tinha em comê-las quentinhas e acabadas de fazer. As estendidas são sem dúvida as minhas preferidas, na minha casa não se faz Natal nem Ano Novo sem elas, ou então faço uma birra daquelas que já não tenho idade para fazer (ai os triglicéridos...) Filhoses de Abóbora Ingredientes: - 2 Kg de Abóbora menina - 1 Ovo inteiro + 5 gemas - Farinha sem fermento q.b. - Fermento de padeiro (do tamanho de 1 noz grande) - Sumo e raspa de 2 laranjas - Vinho do Porto q.b. - Aguardente branca q.b. - 1 Pitada de sal - 1 Co

Vai nevar, vai nevar...

Não vai nevar... apesar de já começar a estar mais frio! Este é o titulo da versão em português da canção "Let it snow". Deixo-vos a letra da canção e tambem o único video que consegui encontar com esta música, espero que gostem... Vai nevar, Vai nevar Ai o tempo tão frio lá fora Mas em casa , calor agora, E nós pela janela a olhar Vai nevar, vai nevar, vai nevar. Belo bolo bom na mesa E uma vela bonita acesa É o Natal a chegar vai nevar, vai nevar, vai nevar. Quando logo ao dizer boa noite Com vontade de adormecer Volta a neve a cair lá fora E o dia quase a nascer... Acordamos e continua Muito frio a viver na rua. E o dia nasce a cantar Vai nevar , vai nevar, vai nevar