Avançar para o conteúdo principal

O bolo rei e as suas histórias...

O bolo rei tem muitas histórias e curiosidades, segundo se conta a origem deste bolo está na corte Francesa no tempo de Luis XIX, parece que era costume usar este bolo para festejar as festas do Ano Novo e do dia de Reis. Existiram vários escritores que escrevem sobre ele, e Greuze celebrou-o num quadro, exactamente com o nome de Gâteau des Rois.
No final do século XIX, Baltasar Castanheiro Júnior, filho do fundador da Confeitaria Nacional trouxe a receita que deu origem ao primeiro Bolo Rei português.
Por altura da Revolução Francesa, este bolo foi proibido por fazer alusão à monarquia, mas quem fazia a especialidade acabou por tratar de renomea-lo de "gâteau des sans-culottes".
Em Portugal o Bolo-Rei também passou por "problemas" semelhantes, chegando ao ponto de em plena sessão parlamentar ter sido votado a mudança do nome para "Bolo República", nessa altura também lhe chamaram "Bolo Arriaga" em homenagem ao primeiro presidente da República, Manuel de Arriaga.

Este bolo têm também uma lenda, conta-se que os Reis Magos, ao verem a Estrela de Belém, que anunciava o nascimento de Cristo, disputaram entre eles o direito de entregar ao Menino Jesus os presentes que levariam em primeiro lugar. Como não conseguiram chegar a um acordo, houve um padeiro que lhes propôs, fazer um bolo que no interior da massa tivesse uma fava. O sentido seria que os três Magos tirassem uma fatia e o que tivesse a sorte de retirar a fatia que incluísse a fava, entregaria os presentes a Jesus.

Nos dias de hoje, o bolo rei têm muitas variantes, de há uns anos para cá, apareceu a variante "Bolo Rainha", que não tem frutas cristalizadas, apenas sultanas, e frutos secos. Este é o nosso preferido cá em casa, sem dúvida nenhuma!
Há uns dias verifiquei que também existe a variante Bolo-Rei de Maçã (uhhh... um bocadinho duvidoso mas enfim....)

Deixo ainda um sitio onde podem ver uma história sobre o bolo-rei que podem contar aos mais pequenos.Podem vê-la aqui http://www.historiadodia.pt/pt/historias/12/01/historia.aspx

Comentários

Mensagens populares deste blogue

São Nicolau - A História

  Bom dia a todos! Sabem que hoje é dia de São Nicolau? Com certeza que já ouviram falar deste nome. isto porque a figura do Pai Natal que tão bem conhecemos, é originária desta figura. E quem era São Nicolau? São Nicolau, é um santo padroeiro da Rússia, da Grécia, da Noruega e de Beit Jala, na Palestina. Hoje comemora-se este dia não porque é o dia do seu  nascimento, mas sim porque foi o dia em que morreu na cidade Myra, hoje de nome de Demre na Turquia, onde foi bispo. São Nicolau era venerado pelos cristãos ortodoxos, apesar de muito conhecido e atento principalmente aos mais pobres e ás crianças pela sua caridade, não deixou de estar preso pelas suas convicções. Muitas são as histórias e milagres que se contam atribuídas a este Santo, tanto que após a sua morte foi canonizado e continua como figura de relevância não só entre os ortodoxos como também entre os católicos. Em Portugal, assim como em outros países a figura de São Nicolau aparece associado ás tradições natalíci...

Vai nevar, vai nevar...

Não vai nevar... apesar de já começar a estar mais frio! Este é o titulo da versão em português da canção "Let it snow". Deixo-vos a letra da canção e tambem o único video que consegui encontar com esta música, espero que gostem... Vai nevar, Vai nevar Ai o tempo tão frio lá fora Mas em casa , calor agora, E nós pela janela a olhar Vai nevar, vai nevar, vai nevar. Belo bolo bom na mesa E uma vela bonita acesa É o Natal a chegar vai nevar, vai nevar, vai nevar. Quando logo ao dizer boa noite Com vontade de adormecer Volta a neve a cair lá fora E o dia quase a nascer... Acordamos e continua Muito frio a viver na rua. E o dia nasce a cantar Vai nevar , vai nevar, vai nevar

O Natal de 2023...

  Olá a todos! Pode não parecer mas o Natal está quase aí...  Em muitas lojas dá para entender isso mesmo. Os mais afoitos vão dizer que é exagero, os que adoram esta época adoram ver as novidades.  Se é um brutal consumismo? Também. Cá por casa temos muitos artigos comprados, mas muitos feitos por nós, óbvio que não tem aquela perfeição, mas tem um significado especial. Foi o que aconteceu o ano passado, quando resolvemos reutilizar bolas de Natal antigas e dar-lhe uma nova vida. O mote foram temas de vários filmes de animação, tanto da Disney como da Pixar. A maioria dessas bolas foram pintadas à mão pela minha filha. E ficaram tão catitas!! Também fizemos o presépio, a coroa da porta como habitual. Foi uma época de muito trabalho, com alguns colegas da escola da Carol fizemos uns minis centros de mesa com rodelas de madeira, velas e alguns motivos decorativos. Foi um trabalho muito gratificante. Para este ano, ainda estou com muitas dúvidas, mas no outro dia sonhei que...