Avançar para o conteúdo principal

O bolo rei e as suas histórias...

O bolo rei tem muitas histórias e curiosidades, segundo se conta a origem deste bolo está na corte Francesa no tempo de Luis XIX, parece que era costume usar este bolo para festejar as festas do Ano Novo e do dia de Reis. Existiram vários escritores que escrevem sobre ele, e Greuze celebrou-o num quadro, exactamente com o nome de Gâteau des Rois.
No final do século XIX, Baltasar Castanheiro Júnior, filho do fundador da Confeitaria Nacional trouxe a receita que deu origem ao primeiro Bolo Rei português.
Por altura da Revolução Francesa, este bolo foi proibido por fazer alusão à monarquia, mas quem fazia a especialidade acabou por tratar de renomea-lo de "gâteau des sans-culottes".
Em Portugal o Bolo-Rei também passou por "problemas" semelhantes, chegando ao ponto de em plena sessão parlamentar ter sido votado a mudança do nome para "Bolo República", nessa altura também lhe chamaram "Bolo Arriaga" em homenagem ao primeiro presidente da República, Manuel de Arriaga.

Este bolo têm também uma lenda, conta-se que os Reis Magos, ao verem a Estrela de Belém, que anunciava o nascimento de Cristo, disputaram entre eles o direito de entregar ao Menino Jesus os presentes que levariam em primeiro lugar. Como não conseguiram chegar a um acordo, houve um padeiro que lhes propôs, fazer um bolo que no interior da massa tivesse uma fava. O sentido seria que os três Magos tirassem uma fatia e o que tivesse a sorte de retirar a fatia que incluísse a fava, entregaria os presentes a Jesus.

Nos dias de hoje, o bolo rei têm muitas variantes, de há uns anos para cá, apareceu a variante "Bolo Rainha", que não tem frutas cristalizadas, apenas sultanas, e frutos secos. Este é o nosso preferido cá em casa, sem dúvida nenhuma!
Há uns dias verifiquei que também existe a variante Bolo-Rei de Maçã (uhhh... um bocadinho duvidoso mas enfim....)

Deixo ainda um sitio onde podem ver uma história sobre o bolo-rei que podem contar aos mais pequenos.Podem vê-la aqui http://www.historiadodia.pt/pt/historias/12/01/historia.aspx

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Natal da minha caturra...

Não sei se já vos disse que tenho duas caturras e todos os Natais costumo tirar fotos ao pé da árvore, não com as duas, apenas com a amarela, que é mais meguinha... Este ano não estava fácil, pois ela estava com dificuldades em se segurar na árvore, mas aqui ficam as provas deste ano...

Receitas das Filhoses de abóbora e estendidas (Agora com fotos tiradas no dia 24 de Dezembro)

Há uns tempos já tinha colocado aqui a receita destes doces, mas hoje resolvi deixar mesmo a receita que já tinha deixado no Bluestrass, na rubrica Por entre tachos e panelas. Espero que gostem... As de abóbora sempre que as faço, recordo-me da história que a minha mãe conta de duas irmãs que viviam ao lado da casa em que cresceu e que sempre que faziam as filhoses de abóbora partiam um alguidar de barro, tal era a força que faziam a batê-las!!!! Recordo também o prazer que o meu avô tinha em comê-las quentinhas e acabadas de fazer. As estendidas são sem dúvida as minhas preferidas, na minha casa não se faz Natal nem Ano Novo sem elas, ou então faço uma birra daquelas que já não tenho idade para fazer (ai os triglicéridos...) Filhoses de Abóbora Ingredientes: - 2 Kg de Abóbora menina - 1 Ovo inteiro + 5 gemas - Farinha sem fermento q.b. - Fermento de padeiro (do tamanho de 1 noz grande) - Sumo e raspa de 2 laranjas - Vinho do Porto q.b. - Aguardente branca q.b. - 1 Pitada de sal - 1 Co

Vai nevar, vai nevar...

Não vai nevar... apesar de já começar a estar mais frio! Este é o titulo da versão em português da canção "Let it snow". Deixo-vos a letra da canção e tambem o único video que consegui encontar com esta música, espero que gostem... Vai nevar, Vai nevar Ai o tempo tão frio lá fora Mas em casa , calor agora, E nós pela janela a olhar Vai nevar, vai nevar, vai nevar. Belo bolo bom na mesa E uma vela bonita acesa É o Natal a chegar vai nevar, vai nevar, vai nevar. Quando logo ao dizer boa noite Com vontade de adormecer Volta a neve a cair lá fora E o dia quase a nascer... Acordamos e continua Muito frio a viver na rua. E o dia nasce a cantar Vai nevar , vai nevar, vai nevar