Avançar para o conteúdo principal

Receitas das Filhoses de abóbora e estendidas (Agora com fotos tiradas no dia 24 de Dezembro)

Há uns tempos já tinha colocado aqui a receita destes doces, mas hoje resolvi deixar mesmo a receita que já tinha deixado no Bluestrass, na rubrica Por entre tachos e panelas.
Espero que gostem...
As de abóbora sempre que as faço, recordo-me da história que a minha mãe conta de duas irmãs que viviam ao lado da casa em que cresceu e que sempre que faziam as filhoses de abóbora partiam um alguidar de barro, tal era a força que faziam a batê-las!!!!
Recordo também o prazer que o meu avô tinha em comê-las quentinhas e acabadas de fazer.
As estendidas são sem dúvida as minhas preferidas, na minha casa não se faz Natal nem Ano Novo sem elas, ou então faço uma birra daquelas que já não tenho idade para fazer (ai os triglicéridos...)

Filhoses de Abóbora

Ingredientes:
- 2 Kg de Abóbora menina
- 1 Ovo inteiro + 5 gemas
- Farinha sem fermento q.b.
- Fermento de padeiro (do tamanho de 1 noz grande)
- Sumo e raspa de 2 laranjas
- Vinho do Porto q.b.
- Aguardente branca q.b.
- 1 Pitada de sal
- 1 Colher de chá de açúcar

Preparação:
Descasca-se a abóbora e corta-se em cubos, leva-se a cozer temperada com um pouco de sal. Depois de cozida (espete um garfo), escorre-se muito bem e passa-se pelo passe - vite.
De seguida com um pano branco (largo o suficiente para deitar lá a abóbora), coloque-o aberto em cima de um tacho preso com molas (parece esquisito, mas é mesmo assim) deite a abóbora e agarre nas pontas do pano, faça uma trouxa e vá espremendo o pano para a água sair.
Depois de bem escorrida deita-se a abóbora num alguidar fundo e começa-se por adicionar o ovo e as gemas, depois o sumo e a raspa das laranjas, desfaz-se o fermento num pouco de leite morno (muito importante, morno não quente), deita-se um pouco de vinho do Porto e um pouco de aguardente, o sal e o açúcar e começa-se a mexer com as mãos. Vai - se adicionando a farinha, peça a alguém que lhe segure o alguidar!! Agora é a parte mais divertida em que têm que por a mão na massa mesmo, comece a amassar como se fosse pão, ou imagine o seu gato como é que ele faz com a pata para tapar alguma coisa... faça igual!
Quando a massa começara a formar bolhas, bata mais um pouco, ter em atenção que massa não pode ficar muito mole (caso esteja adicione mais farinha), caso a ache muito rija, prove-a para ver se sabe ás bebidas, se não ponha mais um pouco de uma delas.
Aqueça um tacho com água (mas não ferva), coloque o alguidar em cima tapado com um pano e abafe com um cobertor.
Deixe levedar durante pelo menos 1H30m, depois aqueça o óleo e frite a massa em colheradas (mas não como pasteis de bacalhau...isso é outra história...) deixe alourar bem, escorrer, depois passe por açúcar e canela.
Bom apetite.

Filhoses estendidas

Ingredientes:
- Massa de pão q.b. (é capaz de só conseguir arranjar meio - quilo, utilize uma parte para as filhoses e com o resto divirta-se a fazer pãezinhos com chouriço)
- Farinha de trigo sem fermento q.b.
- 1 Ovo + 3 gemas (tenha á mão + um ovo se precisar)
- Fermento de padeiro (do tamanho de 1 noz grande)
- Sumo e raspa de 1 laranja
- Vinho do Porto q.b.
- Aguardente branca q.b.
- 1 Colher de sobremesa de azeite
- 1 Pitada de sal

Preparação:
Coloque a massa de pão num alguidar fundo, junte o ovo e as gemas, o fermento de padeiro desfeito em leite morno, o sumo e a raspa da laranja, as bebidas, o azeite e o sal, vá amassando enquanto deita os ingredientes, depois comece a deitar a farinha, quando a massa começar a ganhar alguma consistência, coloque a massa em cima da pedra da cozinha previamente enfarinhada e comece a sová-la, atenção vai fazer barulho, mas é mesmo assim, vá adicionando farinha até que a massa se despegue das mãos e da pedra de cozinha.
Forme uma bola e faça-lhe uma cruz (tal como se faz com o pão) deixe descansar cerca de uma hora.~
Enfarinhe mais uma vez a pedra da cozinha, “arme-se” de um rolo de cozinha e de um corta – massas (no caso de não ter, uma faca serve também). Retire pedaços de massa e estenda-a (de preferência fina para ficarem estaladiças), corte a massa em rectângulos e no meio deles dê mais um ou dois cortes mais pequenos.
Aqueça o óleo e vá fritando a massa até ficarem bem lourinhas.
Deixe escorrer bem e passe-as por açúcar com canela.
No caso de a massa ser difícil de estender, agarre em partes mais pequenas da massa, estique-as com a mão, faça-lhe um buraquinho ao centro e frite-as.
Bom apetite.

Comentários

NúbiaLima disse…
Que delícia, dá para fazer até com abóbora!? Estou maravilhada!!

Abraçz
Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje

Mensagens populares deste blogue

Vai nevar, vai nevar...

Não vai nevar... apesar de já começar a estar mais frio! Este é o titulo da versão em português da canção "Let it snow". Deixo-vos a letra da canção e tambem o único video que consegui encontar com esta música, espero que gostem... Vai nevar, Vai nevar Ai o tempo tão frio lá fora Mas em casa , calor agora, E nós pela janela a olhar Vai nevar, vai nevar, vai nevar. Belo bolo bom na mesa E uma vela bonita acesa É o Natal a chegar vai nevar, vai nevar, vai nevar. Quando logo ao dizer boa noite Com vontade de adormecer Volta a neve a cair lá fora E o dia quase a nascer... Acordamos e continua Muito frio a viver na rua. E o dia nasce a cantar Vai nevar , vai nevar, vai nevar

Momentos de Vida - Árvore de Natal

  Bom dia a todos! Hoje o momento de vida que vos trago, é sobre a nossa árvore de Natal. Para muitos ainda é cedo, para outros nem tanto assim. Nos últimos anos só houve um ano que a nossa árvore não foi feita ainda no mês de novembro. Para mim a árvore de Natal traz uma magia à casa única. No final de cada dia, ao abrir a porta de casa, a escuridão é iluminada por uma "nuvem" de luz que conforta. Desde pequena que como qualquer criança a árvore me fascinava. Esse momento começava sempre com a escolha da árvore. Normalmente ia a um determinado lugar escolher o pinheiro com o meu pai e normalmente ele era sempre maior que eu. O cheiro ao próprio, a resina que trazia com ele, ao fim destes anos continua no meu olfacto. Hoje a árvore já não é natural (um ano destes volto a perder a cabeça e volto a trazer um), mas a magia continua lá. Todos os anos tem sempre algo de especial para além dos enfeites que se compram... alguns já têm talvez 20 anos, ou quem sabe mais, outros foram ...

Faltam dois meses para o Natal...

  Bom dia! No corre corre que tem sido este ano, o tempo voa... e quando nos apercebemos já sou falta dois meses para o Natal. Se em outros anos já andava a fazer planos sobre o que ia fazer, este ano ainda não os fiz, mas não quer com isto que eu me esteja a esquecer desta quadra tão importante para nós. Para já deixo-vos um pouquinho do Natal de 2020, o presépio, a árvore, a bota de ganga que foi a decoração da nossa porta e o calendário de advento, num apelo à criatividade e reciclagem. Espero contribuir para o vosso espírito natalício em breve!. Beijos e abraços. Ssndra C.